2º Congresso Brasileiro de Escritores

Murilo Rubião, que era presidente da Associação Brasileira de Escritores de Minas Gerais na época do I Congresso, em São Paulo, em 1945, foi o delegado mineiro ao II Congresso Brasileiro de Escritores, que aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 16 de outubro de 1947. Época em que intelectuais e escritores de todo o país vêm à capital mineira discutir os dilemas do ofício de escritor. Em entrevista ao Diário da Tarde, em 09 de outubro de 1947, Rubião fala sobre o congresso:

“Os homens de letras têm papel preponderante na defesa das instituições democráticas” – Considerações do contista Murilo Rubião a propósito do II Congresso Brasileiro de Escritores – A representação mineira – Em foco o problema dos direitos autorais.

- “Desta vez, vamos tratar de muitos problemas que fomos, por imperativo da época, obrigados a relegar para segundo plano, quando da instalação do primeiro Congresso, em São Paulo”, - declarou-nos o escritor Murilo Rubião, iniciando a entrevista que lhe solicitamos em sua qualidade de delegado mineiro ao 2º Congresso Brasileiro de Escritores, de que nossa capital será sede, do dia 12 ao dia 16 próximos.

Presidente da ABDE de Minas na época do 1º Congresso e delegado dos escritores mineiros no próximo conclave, autor de “O Ex-Mágico”, livro de contos que acaba de ser publicado, o sr. Murilo Rubião estendeu-se amplamente sobre o assunto:
- Naquela época, os escritores nacionais reuniram-se para tratar dos problemas atinentes à classe. O regime ditatorial, sob o qual vivíamos, chegou a ameaçar a realização de nosso congresso e, por isso, fomos também forçados a levar nossa luta para um sentido político, afim de que ajudássemos a colocar o país nos trilhos institucionais. Agora, poderemos voltar ao trato dos problemas específicos dos escritores, que há muito estão à espera de solução. No Congresso que sábado próximo se iniciará, problemas políticos, importantes para o país, deverão ser também tratados. Os homens de letras têm papel preponderante na defesa de nossas instituições democráticas. Assim, teremos que debater normas que fortaleçam nossa Carta Magna e neutralizar a influência das forças que querem sua destruição.


A REPRESENTAÇÃO MONTANHESA

A uma pergunta nossa a respeito da delegação que representará nosso Estado, respondeu-nos o contista mineiro:
- A delegação mineira representa bem nossa cultura, estando integrada por vários nomes de âmbito nacional dos melhores com que o Brasil pode contar. Não preciso citar ninguém. De passagem, cito apenas Carlos Drummond de Andrade, Cláudio Brandão, Cristiano Martins, Ciro dos Anjos, Aires da Mata Machado, elementos da nova e da velha gerações.


O PROBLEMA DOS DIREITOS AUTORAIS

Referimo-nos ao grande debate que se prenuncia, em torno dos direitos autorais dos escritores nacionais, tendo nosso entrevistado dito:


- O II Congresso oferecerá grandes oportunidades para colocar a questão nos seus devidos termos. Na nossa opinião, faz-se necessária a revisão de vários pontos de vista, colocados de maneira extremada, sobre os quais foi situado o importante problema, buscando-se um equilíbrio entre os interesses dos escritores e os dos editores. Uma lei de direitos autorais que somente procure beneficiar os escritores nacionais, parece absurda, mas acabará beneficiando os escritores estrangeiros. O interesse fundamental é que se editem cada vez em maior escala, autores brasileiros – concluiu.





1944 Mai. - Exposição do Galo
1945 Jan. - 1º Congresso Brasileiro de Escritores
1947 Out. - 2º Congresso Brasileiro de Escritores
1951 Jun. - Notícias Literárias
1951 Out. - A “Academia” da Liberdade
1955 Set. - Um escritor na arena política
1968 Jun. - Grande espetáculo por mês
1971 Mai. - Um conto em 26 anos
1972 Set. - Curt Lange
1974 Out. - O mágico desencantado
1984 Out. - AIRP homenageia Murilo
1986 Mai. - Geração Mineira
1986 Nov. - No vigor dos 70
1987 Set. - Murilo Rubião: O mágico desencantado dribla o câncer e ri
2006 Jul. - Ao mestre Rubião
2006 Out. - Fantasmas, fantoches, fantasias
2006 Set. - O Homem dos Contos
2010 Jun. - Um certo Rubião
© 2012 . Murilo Rubião . Todos os direitos reservados