1º Congresso Brasileiro de Escritores

Diário de São Paulo, 20 de janeiro de 1945

Murilo Rubião foi o chefe da delegação de Minas Gerais presente no 1º Congresso Brasileiro de Escritores que ocorreu em São Paulo entre os dias 22 e 27 de janeiro de 1945.

Entre os mineiros que participaram do encontro podemos destacar os seguintes escritores: Orlando Carvalho, Edgar Mata Machado, Aires da Mata Machado Filho, Rodrigo Melo Franco de Andrade, João Dornas Filho, Fernando Sabino, João Etienne Filho, Carlos Castelo Branco, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Francisco Iglélias, Wilson Figueiredo, Otávio Dias Leite, entre outros. Participaram também mineiros que moravam fora do Estado: Aníbal Machado ( Presidente da Associação Brasileira de Escritores); Carlos Drummond de Andrade, Afonso Arinos de Melo Franco e outros.

Leia abaixo fragmento de jornal da época em que é citada mensagem de Einstein aos congressistas. É bom lembrar que o congresso se realiza em plena segunda guerra mundial, que termina neste mesmo ano.

Será solenemente instalado amanhã o Congresso Brasileiro de Escritores
(Diário de São Paulo, 21 de janeiro de 1945)

Cercado da atenção de todo o país, reúne-se amanhã, finalmente, nesta capital, o I Congresso Brasileiro de Escritores. Esse conclave promete constituir, pela repercussão que encontrou em todos os Estados e fora do país, bem como pela representatividade das delegações que nele se encontrarão, uma das mais altas e autorizadas expressões da inteligência nacional.

Entre as numerosas manifestações de apoio que de todos os pontos têm chegado à comissão organizadora, destaca-se, sem dúvida, a mensagem enviada pelo famoso cientista Albert Einstein, e assim redigida: “Cordiais saudações aos irmãos escritores e artistas, delegados ao Primeiro Congresso Brasileiro de Escritores, em reunião mobilizadora das forças materiais e espirituais na guerra contra o fascismo, que está dentro das verdadeiras tradições democráticas do Brasil, constituindo mais um passo vitorioso pela genuína democracia e progresso da grande nação brasileira. Solidarizo-me convosco na batalha contra o comum inimigo fascista e por um democrático mundo livre”.

A sessão de instalação do Congresso terá lugar amanhã, às 16 horas, no Teatro Municipal, sendo a entrada franqueada ao público. No ato, falarão os srs. Sérgio Milliet e Aníbal Machado, presidentes, respectivamente das secções de São Paulo e do Rio da A.B.D.E.





1944 Mai. - Exposição do Galo
1945 Jan. - 1º Congresso Brasileiro de Escritores
1947 Out. - 2º Congresso Brasileiro de Escritores
1951 Jun. - Notícias Literárias
1951 Out. - A “Academia” da Liberdade
1955 Set. - Um escritor na arena política
1968 Jun. - Grande espetáculo por mês
1971 Mai. - Um conto em 26 anos
1972 Set. - Curt Lange
1974 Out. - O mágico desencantado
1984 Out. - AIRP homenageia Murilo
1986 Mai. - Geração Mineira
1986 Nov. - No vigor dos 70
1987 Set. - Murilo Rubião: O mágico desencantado dribla o câncer e ri
2006 Jul. - Ao mestre Rubião
2006 Out. - Fantasmas, fantoches, fantasias
2006 Set. - O Homem dos Contos
2010 Jun. - Um certo Rubião
© 2012 . Murilo Rubião . Todos os direitos reservados