Várias

Primeiro livro

Marques Rebelo foi o amigo e “padrinho” que intermediou a publicação do primeiro livro de Murilo Rubião, “O Ex-Mágico”. Depois de tentativas frustradas em algumas editoras, o escritor consegue que a Editora Universal, do Rio de Janeiro - que já havia lançado também Guimarães Rosa como o livro Sagarana – publique o livro “O Ex Mágico”. As negociações são feitas em junho de 1946 e o livro sairá em setembro de 1947.
Abaixo podemos ler a carta do escritor Marques Rebelo falando do contato com a Universal. Veja também a proposta de Caio César Pinheiro, diretor da editora, em carta de 29 de junho de 1946.

Rio de Janeiro, 30/06/46

Meu caro Murilo

Estou te enviando a proposta feita pelo Caio. Foi o melhor que foi possível se conseguir. A editora é nova e com pequeno capital. Todavia, já lançou dois livros de sucesso, sendo que “Sagarana” esgotou-se em 15 dias, de sorte que ele está animado . E os livros têm ficado muito bem apresentados, e quando uma editora publica assim dois livros tão interessantes, os que vêm a seguir já estão automaticamente recomendados.
Eu creio que você deve fazer o negócio. É preciso ficar livre deste livro, que até agora tem sido infeliz. Depois então novo caminho, e neste ou no que vem, eu jogo em você. Na verdade, com tanta estréia que tem havido lançada por editores mesmo, dá uma certa melancolia, raiva ou qualquer coisa assim. Mas não é para desconsolar inteiramente. Eu poderia te contar dezenas de cavalheiros que brilham nas nossas letras e que tiveram seu livrinho recusado pelos editores, e que são hoje os maiores do cartaz literário. Você se lembra do caso do Ciro, não é? O José Olympio recusou o “Amanuense”, apesar de todo o esforço de Carlos Drummond. E este seu criado pagou a primeira edição de “Oscarina”. De sorte, que como você agora não está mal de vida, creio que ainda é uma boa coisa. Você sabe que um livro hoje é título, e o teu é de primeira ordem.
Demais, você com um bom trabalho venderá bastante esse livro aí. Eu por minha parte farei o possível por aqui. E vou te dar uma lista de gente séria neste mundo e no outro, para você remeter o volume. Com uns quinhentos faremos uma bela campanha de propaganda.
O Caio esqueceu-se de dizer na carta que nos 1.500 restantes você terá 10% sobre a capa. Isso é importante porque você poderá receber ainda algum dinheiro que diminua o prejuízo, talvez três contos, se vender tudo na base de vinte mil réis, ou então você terá crédito para comprar mais uma boa quantidade, esperando ganhar no seu segundo livro ou na segunda edição do Mágico.
Você me falou em carta comercial, e eu estou dando uma carta que afinal também é bastante comercial.
Em resumo, a minha opinião é esta: aperte a barriga e faça o livro.
E me escreva sobre o assunto, urgente.

Com um afetuoso abraço do
Rebelo


EDITORA UNIVERSAL

Rio de Janeiro, 29 de junho de 1946

Exmo. sr.
Dr. Murilo Rubião
Belo Horizonte
Minas Gerais

Cordiais saudações.

Conforme entendimento que tivemos com o sr. Marques Rebelo, tomamos a liberdade de vir à presença de V.S. para tratar da edição de seu livro de contos “O Ex-Mágico”.
Primeiramente, lamentamos não poder assumir, no momento, a inteira responsabilidade financeira do empreendimento, visto como temos plena certeza de que o livro será um sucesso idêntico ao alcançado por “Sagarana”, por nós lançado no princípio do ano. Acontece que, nesta fase inicial, temos tido encargos extraordinários e daí a nossa impossibilidade de editar por conta própria o “Ex-Mágico”.
Sendo assim, propomos a V.S. o seguinte: a aquisição de 500 exemplares de uma edição de 2.000 a razão de Cr$ 20,00 aproximadamente (cálculo feito para a venda nas livrarias) com o desconto normal de 30%. Dessa forma, parcialmente garantidos por V.S. não temos a menor dúvida em participar da confecção do livro, certos de que a obra em apreço terá uma boa aceitação do público leitor.
Caso interesse a V.S. a nossa proposta, pedimos a gentileza de nos enviar, em cheque pagável nesta praça, a quantia de Cr$ 7.000 (sete mil cruzeiros), importância referente a sua aquisição de 500 exemplares do livro, os quais serão remetidos para V.S. logo que os nossos impressores tiverem aprontado a edição.
Para seu governo, informamos também que os nossos livros são impressos na “Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais Ltda”, em São Paulo – estabelecimento de reconhecida capacidade gráfica e habilidade profissional.
Certos de que esta fórmula resolverá os problemas de ambas as partes, aguardamos suas prezadas ordens e aproveitamos para cumprimentá-lo por tão auspicioso trabalho literário, firmando-nos.

Atenciosamente
Editora Universal

Caio César Pinheiro – Diretor.

Endereço: Av. N.S.Copacabana, 218 – apto 902 – te. 37-0825.


Carlos Drummond
Fernando Sabino
Henriqueta Lisboa
João Cabral
João Etienne
Mario de Andrade
Murilo Mendes
Murilo Rubião
Pedro Nava
Silviano Santiago
Várias
Afonso Romano
Antônio Cândido
Curt Lange
Guimarães Rosa
Hélio Pelegrino
Haroldo de Campos
Ignácio de Loyola
Otto Lara Resende
Paulo Mendes Campos
Plínio Doyle
Portinari
Primeiro livro
   
© 2012 . Murilo Rubião . Todos os direitos reservados