Várias

Afonso Romano

(s/d., por volta de 1967)
Meu caro Murilo:

Tenho recebido os suplementos. Tenho-os, por outro lado, distribuído com os meus alunos na UCLA. E gostam, sabe? Devia ter-lhe escrito antes. O suplemento é realmente excelente. Dos melhores que se tem feito no país. Ainda hoje recebi carta do Silviano Santiago, de New Jersey, dizendo-me da boa impressão que lhe causou. Acredito na função de tais publicações, principalmente junto às novas gerações. Foi em suplemento que eu comecei, e embora mesmo hoje não seja nada, foi ali que aprendi muito, ali que tive os meus primeiros rascunhos.
Devo estar aí em junho. A saudade é danada. É mesmo matadeira. Tem dia que dá um mal-metafísico e a gente vai ver o que é, é isso: saudade. Não sei quantas vezes penso nisto tudo aí: amigos, lugares, situações, etc. Sei que nossos amigos se dispersaram um pouco. Não sei quantos permanecem firmes na mesma mesa de bar, na mesma amizade, naquele consolo mineiro de amizade mansa. E sabe de uma coisa, Murilo? (você sabe): faz uma falta tremenda neste país aqui perfeitíssimo, uma esquina, um Maleta, um Lua Nova. Não sei como pode um país destes não ter um Lua Nova. Não tem. Não adianta. Todo mundo acaba o serviço, mete-se nos “free-ways” e sumiu, só no outro dia. O que salva é que a vida na universidade oferece coisas e mais coisas.
Escrevo uma tese sobre o Drummond, traduziram uns poemas meus na Espanha e México, recebi um convite para lecionar na França, amigos querem publicar uns poemas meus em inglês e faço força para terminar um livro de poemas dentro de um ano.
Mande-me uns exemplares de seu livro para distribuir aqui para bons alunos (com autógrafo). O Jorge Amado mandou-me vários. Isto ajuda, sabe?
No mais, cá fico. Abraços mineiros de seu amigo. Leve-me aos nossos amigos comuns,

Afonso Romano de Santana.
11070 strathmore, 20-1ª calif. Usa - 90024


Carlos Drummond
Fernando Sabino
Henriqueta Lisboa
João Cabral
João Etienne
Mario de Andrade
Murilo Mendes
Murilo Rubião
Pedro Nava
Silviano Santiago
Várias
Afonso Romano
Antônio Cândido
Curt Lange
Guimarães Rosa
Hélio Pelegrino
Haroldo de Campos
Ignácio de Loyola
Otto Lara Resende
Paulo Mendes Campos
Plínio Doyle
Portinari
Primeiro livro
   
© 2012 . Murilo Rubião . Todos os direitos reservados